MENU

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bispos do Regional Leste 2 definem urgências pastorais

Bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros e agentes de pastorais, movimentos e organismos do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) estiveram reunidos em Assembleia Pastoral nos dias 7 a 10 de novembro, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte, para definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
A presidência do Regional Leste 2 explica que foram escolhidas três urgências para fortalecer a identidade do Regional Leste 2 e seu trabalho missionário: Revitalização das Paróquias e dos organismos de comunhão; Iniciação à vida Cristã na comunidade e Vida Plena para todos. Além de definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 a Assembleia Regional possibilitou a elaboração de propostas e perspectivas de ação para operacionalização dos caminhos a serem percorridos.
Entre as urgências pastorais, o Regional Leste 2 tomou como meta a ser alcançada a urgência Igreja: Comunidade de Comunidades em Missão com duas perspectivas evangelizadoras bem concretas: uma ad intra – iniciação à vida cristã – e outra ad extra – vida plena para todos. Nas Assembleias anuais serão feitas avaliações dos passos dados e possíveis correções de caminho.
A Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da Igreja do Regional Leste 2 e agentes de pastoral. Neste ano, com o tema das DGAE, contou com as assessorias do padre Manoel Godoy que destacou a importância da implementação das Diretrizes nos Regionais considerando a realidade política, econômica e social da cada diocese no momento de colocar em prática seu plano pastoral; e da coordenadora de catequese do Regional Leste 2 Lucimara Trevizan, que apresentou aos presentes indicativos e propostas para um projeto de iniciação à vida Cristã.
A Assembleia tratou também da Caminhada do Regional para a Jornada Mundial da Juventude que acolhe os símbolos neste mês de novembro, e em março de 2013. Foi discutida ainda a celebração com toda a Igreja no mundo do Ano da Fé 2012 e a Comemoração do Jubileu da Abertura do Vaticano II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário