domingo, 4 de setembro de 2011

Mês da Bíblia em clima de Assembleia

"O Reino dos céus é comparável ao fermento que uma mulher põe em três medidas de farinha, de tal forma que a massa toda fica fermentada" (Mt 13, 33)

Queridos Irmãos e Irmãs!

A Comissão Executiva Diocesana de Pastoral esteve reunida sucessivamente na Cúria Diocesana ‘‘em clima de Assembleia’’, pois os passos em vista do ‘‘seminário’’ a ser realizado na abertura da 6º Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 15 de novembro prosseguindo o desejo de aprofundar as Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), através do apelo à grande e primeira urgência dos desafios: ‘‘Igreja em estado permanente de Missão’’.
O ponto de partida será o dia 15 de novembro apontando a exortação pastoral, uma pesquisa - sondagens e uma ampla reflexão a serem realizados nas bases. A participação de todas as comunidades com seus párocos, na preparação, irá garantir o êxito da Assembleia que será concluída em 15 de novembro de 2012.
O objetivo desta Assembleia, além do enunciado é ainda avaliar, renovar, propor e orientar as Pastorais, cujos representantes a serem escolhidos deverão ser pessoas comprometidas.
A partir da centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão participemos das etapas da Assembleia com orações e motivação.
Assim, iremos nos preparar para darmos um rosto favorável a uma maior comunhão e participação, segundo o modelo da comunidade de Jerusalém : "viviam unidos e possuíam tudo em comum" (At 2, 44).

Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano