MENU

quinta-feira, 24 de maio de 2012

HISTÓRICO DA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO


A primeira reunião da Comunidade São Cristóvão, para sua formação e construção da Capela, aconteceu no dia 10 de agosto de 1990. A ideia dessa construção e formação da equipe foi do irmão Lázaro e membros da Comunidade.
Houve reunião, em fevereiro de 1991, entre os membros para realizarem a primeira festa de São Cristóvão, que ocorreu no mês de julho. Neste mesmo ano foi construído o alicerce da Capela, onde está hoje a Igreja, à custa de doações, promoções e festas como galinhadas, almoços, campanhas, barraca da pechincha, e outras. Em novembro o prédio já estava bem encaminhado. Recebemos doações da Alemanha, da organização católica denominada "Adventos", que foram aplicadas com o maior controle, e novos planos foram elaborados para a continuidade da Evangelização: celebrava-se apenas 1 missa por mês e às terças-feiras a Carismática celebrava a Palavra de Deus.
Em 24 de julho de 1999, tendo o Pe. Carlos como Pároco, realizou-se a procissão de São Cristóvão com a presença do Bispo Dom Paulo Sérgio, inaugurando a Capela São Cristóvão.
Em 25 de julho de 2011, Pe. Pedro Costa fez sua primeira, visita à Comunidade, participando da Eucaristia, celebrada pelo Pe. Fernando César. Dois dias depois             (27-7-2011) foi criada a Área Pastoral São Cristóvão e nomeado o Pe. Pedro Donizete da Costa seu Administrador Paroquial. Em 10 de agosto, do mesmo ano, Pe Pedro Costa assumiu a Comunidade e celebrou sua 1ª Missa na Capela. Depois de uma animada Missão, de casa em casa, foram criadas 4 comunidades: nos Bairros Santo Ivo, Divino Pai Eterno e São José e na Comunidade Rural Santa Inês.
No dia 14 de fevereiro de 2012 foi criada a Paróquia São Cristóvão, pelo Decreto de Dom Francisco e nomeado o Primeiro Pároco Pe. Pedro Donizete da Costa. A Capela Nossa Senhora Aparecida passou a fazer parte da nova Paróquia, tendo a partir daí,. 2 missas semanais. Foi assumida na área rural a Comunidade " Paulo Freire". A Comunidade colaborou na aquisição dos livros litúrgicos: Batismo, Crisma, Tombo e foram reformadas na Igreja, num primeiro momento, a parte interna e as instalações elétricas. Com a colaboração da Comunidade e da Prefeitura Municipal aumentamos a Igreja. Com a criação da Paróquia, estamos informatizando todos os trabalhos paroquiais.
No dia 5 de maio de 2012, com a colaboração da Comunidade e do GRUPO DÉCIO, foi reinaugurada a Igreja, criada a Paróquia São Cristóvão e houve a posse de seu Primeiro Pároco, o Pe. Pedro Donizete da Costa.
Que São Cristóvão nos abençoe e nos dê muita fé para continuarmos nossa caminhada, agora como Paróquia São Cristóvão!


         Um forte abraço a todos.



Pe. Pedro Donizete da Costa
Paróquia São Cristóvão
Santa Vitória - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário