quinta-feira, 24 de maio de 2012

MÃE DE DEUS E DOS HOMENS



      O mês de maio é especialmente dedicado a MARIA. A Igreja sempre olhou para Maria com confiança filial. Desde a grandiosa proclamação do Concílio de Éfeso, em 431, reconhecendo a Maternidade divina da Virgem, até nossos dias a Fé da Igreja percebeu esse nexo profundo entre o ponto virginal e a continuação de sua maternidade em relação a nós.

Mãe do Verbo Encarnado e Redentor dos homens, não poderia a Virgem desinteressar-se pela sorte daqueles que pelo batismo, estão incorporados a seu Filho e, assim, são co-herdeiros do Reino dos Céus.
Durante as celebrações do Concílio Ecumêncico Vaticano II, o Papa Paulo VI afirmou solenemente que Maria é Mãe da Igreja, explicando a seguir, no seu ‘‘Credo do Povo de Deus’’: ‘‘Nós acreditamos que a Santíssima Mãe de Deus Mãe da Igreja, continua no Céu a sua função maternal em relação aos membros de Cristo, cooperando no nascimento e desenvolvimento da vida divina nas almas dos remidos’’.
Em nossa Diocese de Ituiutaba, diversas são as Paróquia dedicadas a Nossa Senhora, com os seguintes oragos: ABADIA, APARECIDA (5 Paróquias), CARMO, DÔRES, FÁTIMA         (3 Paróquias), IMACULADA CONCEIÇÃO, MEDALHA MILAGROSA E VITÓRIAS.
No mês dedicado à Virgem Maria é importante que os católicos renovem seu compromisso com Cristo, assumindo com coragem seus deveres batismais.
Com Maria queremos realizar o Encontro dos(as) Ministros(as) Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) do setor-Ituiutaba, formado por 20 Paróquias no próximo dia 20, a exemplo do que ocorreu no setor de Iturama no dia 25 de março, Festa da Anunciação de Nossa Senhora.
A exemplo de Maria no Cenáculo com os Apóstolos o Bispo participará com os Padres e os fiéis nas celebrações de Pentecostes no dia 27, na parte da manhã com a Forania Cristo Rei reunidos em Canápolis e, na parte da tarde com a Forania São José em Ituiutaba.
A mensagem de Maria em nossos dias é o eco do próprio Evangelho de seu Filho Jesus. Essa a verdadeira devoção mariana.


Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário