sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JUBILEU DE PÉROLA - 30 anos - Diocese de Ituiutaba - MG

O Papa João Paulo II, criou no dia 16 de outubro de 1982, através da Bula (decreto) ‘‘Quo Melius’’ que quer dizer: ‘‘Quanto Melhor’’ a pedido dos Bispo de Uberaba e de Uberlândia, respectivamente Dom Benedito Ulhôa Vieira e Dom Estevão Cardoso de Avelar, de cujas Dioceses foi desmembrada e contando com 28 sacerdotes, sendo 16 na área de Uberaba e 12 na área de Uberlândia, pertencentes ao clero religioso: Congregação dos Estgmatinos, Oblatos de maria Imaculada, Ordem dos Frades Menores e Congregação da Missão, com apenas um padre do clero diocesano, várias comunidades religiosas femininas.
        Numa área de 22.397,8 Km², constituída na época por 13 Paróquias distribuídas em 12 municípios.
        Os bispos de Uberaba e de Uberlândia em Carta Pastoral afirmaram: ‘‘Nos vários momentos do processo canônico para a criação da nova Diocese, o que nos moveu foi o bem pastoral do nosso povo. Sentíamos, pela extensão muito grande de nossos territórios, que não estávamos podendo ser, como Bispos, a presença animadora de todas as nossas comunidades. Nem sempre nos era possível participar das atividades, reuniões, círculos, onde nossa presença era desejada e às vezes exigida-se de um lado nos entristece a separação de tantos bons colaboradores - Padres religiosos e membros do Laicato - alegra-nos a certeza de que o novo Bispo de Ituiutaba poderá acompanhar de mais perto a vida Pastoral dessa promissora região e ser em toda ela, o princípio visível da unidade eclesial.’’

O 1º Bispo de Ituiutaba foi ordenado e empossado no dia 21 de abril de 1983, quando foi instalada solenemente a Diocese, em solenidade presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil o Exmo. Dom Carlo Furno. Dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ permaneceu à frente da Diocese de Ituiutaba de 1983 a 1988, quando foi transferido para a Diocese de Campanha-MG, onde permaneceu até 1996, quando retornou para o Triângulo Mineiro como Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Província Eclesiástica da qual Ituiutaba faz parte. Nesse ano de 2012, tornou-se emérito, com a posse do novo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto.


O 2º Bispo Diocesano foi Dom Paulo Sérgio Machado, designado para Ituiutaba no dia 26 de julho de 1989, ordenado Bispo no dia 24 de setembro e, empossado na Catedral de São José de Ituiutaba no dia 12 de outubro. Permaneceu à frente da Diocese de 1989 a 2006, quando transferido para a Diocese de São Carlos-SP.




 
O atual, Dom Francisco Carlos da Silva, é o 3º Bispo Diocesano, nomeado pelo Papa Bento XVI a 19 de setembro de 2007, ordenado no dia 22 de novembro e, empossado na Catedral de São José no dia 13 de dezembro de 2007.
Ao Celebrar 30 anos de caminhada a Diocese rende graças a deus por todos os benefícios operados e suplica a intercessão de São José por todos os que fizeram e fazem parte desta história belíssima do povo de Deus, nessa parcela da ‘‘vinha do Senhor’’.


Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário