quarta-feira, 12 de novembro de 2014

‘‘Alegra-te, ó cheia de graça: O Senhor está contigo’’ (Lc 1, 28)

 Circular: 21/2014

Ituiutaba, MG 04 de novembro de 2014

      O magnífico Tempo do Advento é marcado por uma dupla alegria: a de celebrar a primeira vinda do Salvador e a desejar e proclamar a sua segunda vinda.
        O Advento marca nova etapa na caminhada de nossas comunidades. Este é um tempo de espera da manifestação plena do Filho de Deus, até que cheguemos, à comunhão definitiva com Jesus Cristo.
        Enquanto caminhamos rumo a essa vocação comum vamos colaborando na construção de um mundo novo e liberto, pois Deus que é nosso Pai e Redentor, quebra continuamente seu silêncio e se manifesta a nós em nossa caminhada.
        Ele está sempre chegando, e a atitude fundamental de quem o espera é a vigilância ativa que nos torna co-responsáveis por sua ‘’casa’’ que é o mundo.
Nenhuma de nossas comunidades se considera modelo histórico de perfeição e, por isso o Advento é tempo de construir e caminhar, na solidariedade e na partilha.
        Advento é tempo de despertar, pois Deus não está ausente. Seu silêncio prepara a grande manifestação.
        Os sofrimentos do povo e os aparentes silêncios de Deus terão uma resposta e nossas esperanças não irão ser frustradas.
        O Advento é tempo especial de escutas e atenção à Palavra de Deus.
        Entre os símbolos: a coroa do Advento, o presépio sem a imagem do MENINO JESUS que só será levado e solenemente na Missa do dia 24 à noite, exatamente para a compreensão da espera do nascimento, até então a manjedoura permanece vazia.
        A Novena do Natal nos prepara para viver este momento de evangelização e intensa abertura a ser cristão hoje e, como Maria que abriu generosamente o coração ao convite de Deus; o mesmo aconteceu com o do pai adotivo, São José e, também os nossos corações devem abrir-se ao mistério revelado, JESUS!


Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário