terça-feira, 2 de maio de 2017

MAIO - Mês Dedicado a Maria Imaculada


Imagem dos 300 anos, replica oficial do Santuário Nacional, ficará exposta para a veneração no Santuário Diocesano de Nª Sª Aparecida de Ituiutaba.

Iniciamos o Mês de Maio, dedicado a Maria Mãe de Deus. Ela, a Mãe do Cristo, tem um lugar bem preciso no plano da salvação, porque, ao chegar à plenitude dos tempos, Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher para redimir a todos os homens. Maria designa o momento abençoado em que o verbo que estava junto de Deus, se fez carne e habitou entre nós (Jo. 1, 1.4).
Venerada como Mãe amantíssima ela é para a Igreja modelo na Fé, na esperança e na caridade. Aquela que desde a eternidade estava destinada a ser a sua Mãe já existia sobre a terra. A verdade sobre a maternidade divina de Maria foi confirmada como verdade de Fé da igreja. Maria é a Mãe de Deus. O Filho de Deus, ao nascer da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um nós, fez-se homem.
Maria portanto, é introduzida no mistério de Cristo definitivamente mediante aquele acontecimento que foi a Anunciação do Anjo: “salve, ó cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc.1,28). Estava-se já no quadragésimo dia depois do nascimento de Jesus, quando Maria e José, segundo a prescrição da lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém, para oferecer ao Senhor (Lc. 2,22).
Maria conservou fielmente a união com seu Filho até a cruz, a união mediante a fé, a mesma Fé com a qual tinha acolhido a revelação do anjo no momento da anunciação.
Maria é aquela que está presente em Caná da Galiléia, nas Bodas.  Estavam junto a cruz de Jesus, e no nascimento na Igreja em Pentecostes. As imagens da virgem Maria têm um lugar de honra nas igrejas e nas casas sendo aquela que passa na frente abrindo os caminhos para a contemplação do rosto de Cristo. Nisso, a função maternal de Maria para com os homens de modo nenhum obscurece ou diminui essa única mediação de Cristo.
Nossa Diocese possui vários santuários Marianos. No dia 1º de Maio, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Ituiutaba-MG aconteceu a celebração de abertura do mês Mariano onde a Imagem dos 300 anos, replica oficial do Santuário Nacional ficará exposta para a veneração dos fiéis ao longo de todo o mês, onde acontecem as celebrações de acordo com os horários do Santuário e todos os domingos deste mês as 19h Santa Missa e consagração à Maria Senhora de Aparecida.
Que Maria possa ao longo de nossos dias ser o sinal visível da presença de Deus e a salvação a ser alcançada em Jesus Cristo, seu filho Amado.
Rogai por Nós Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém! 

Michel May dos Santos
Seminarista
 

 



 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário