MENU

terça-feira, 6 de junho de 2017

Assembleia CONSER Leste 2: 05 a 08 de junho

Arcebispos, bispos e padres das (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo se reúnem a partir da próxima segunda-feira, 05 de junho, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER) Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral.
A pauta do evento terá como tema central uma das urgências pastorais, assumidas pelo Regional, para o quadriênio 2015-2019, “Iniciação a vida Cristã e Comunidade, com ênfase no Rito de Iniciação à Vida Cristã de Adultos (RICA)”. A assessoria do tema central ficará a cargo do teólogo, padre Francisco Taborda.
Outro assunto de pauta é a Analise de Conjuntura, sob a assessoria da socióloga e professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Silvia Fernandes, que abordará a pesquisa sobre o número de Católicos no Brasil e os dados Santa Sé.
O evento segue até quinta-feira, 8 de junho, na Casa de Retiro Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro (Rodovia MG 435 Km 6) em  Caeté/MG.
Confira a programação completa AQUI

segunda-feira, 5 de junho de 2017

HOMILIA DE DOM IRINEU ANDREASSA - Pentecostes - 2017

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

“O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES PELO SEU ESPÍRITO QUE HABITA EM NÓS, ALELUIA!” (RM 5,5; 10,11)

MEUS QUERIDOS SACERDOTES, RELIGIOSOS (AS), VOCACIONADOS;
MEUS QUERIDOS FILHOS (AS) E IRMÃOS (ÃS) NA FÉ!


  • O DOMINGO DE PENTECOSTES (NO QUAL DESEMBOCA TODO O TEMPO PASCAL) RECORDA O ESPÍRITO SANTO, DOM DO PAI, AMOR DE DEUS DERRAMADO SOBRE NÓS, CONDIÇÃO DE NOSSA COMUNHÃO NO CRISTO RESSUSCITADO, FONTE DA TRANSFORMAÇÃO PASCAL DE TODA A REALIDADE.
  • ESTA FESTA ATIVA EM CADA UM DE NÓS A VOCAÇÃO E A CAPACIDADE PARA O ENCONTRO, PARA O AMOR, PARA A UNIÃO, PARA A DOAÇÃO, COMO PEDE A ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: “VINDE, ESPÍRITO SANTO, ENCHEI OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS E ACENDEI NELES O FOGO DO VOSSO AMOR”.
  • NO PENTECOSTES, O MISTÉRIO PASCAL É CELEBRADO COMO UM TODO (MORTE, RESSURREIÇÃO, ASCENSÃO, ENVIO DO ESPÍRITO).
  • NESTE DIA, O MISTÉRIO PASCAL ATINGE A SUA PLENITUDE NO DOM DO ESPÍRITO DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES.
  • IMBUÍDOS DESTE MESMO ESPÍRITO SOMOS CAPACITADOS PARA O ANÚNCIO DA BOA NOTÍCIA, SEM TEMER PERSEGUIÇÕES, NEM MORTE. DEVIDO À IMPORTÂNCIA DA SOLENIDADE DE PENTECOSTES, CELEBRAMOS SUA VIGÍLIA.
  • A PALAVRA DE DEUS DA VIGÍLIA DE PENTECOSTES É UMA MENSAGEM QUE NOS AJUDA A SUPERAR AS DIVISÕES E NOS CONVIDA A SACIAR COM A ÁGUA VIVA OFERECIDA POR JESUS.
  • AS TRÊS GRANDES E PERMANENTES TENTAÇÕES DA HUMANIDADE ACABAM EM DESASTRE: A PRETENSÃO DA SUBIDA ACABA EM QUEDA; A CONCENTRAÇÃO, EM DISPERSÃO; O NOME FAMOSO, EM INFÂMIA.
  • JESUS É A FONTE DE ÁGUA VIVA QUE SACIA A SEDE DA HUMANIDADE. TEMOS OS PRIMEIROS FRUTOS DO ESPÍRITO, QUE VEM EM SOCORRO DE NOSSA FRAQUEZA.
  • NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES O ESPÍRITO DO SENHOR DESCEU SOBRE NÓS E NOS CONGREGOU NA MESMA FÉ E NUMA SÓ FAMÍLIA. O UNIVERSO TODO SE REJUBILA CONOSCO PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO CRIADOR E UNIFICADOR.
  • O ESPÍRITO DE DEUS, RECEBIDO NO BATISMO, DESAFIA-NOS A FALAR A LINGUAGEM DO AMOR, COMPREENSÍVEL A TODOS, E ASSUMIR O COMPROMISSO PROPOSTO POR JESUS.
  • A COMUNIDADE SANTIFICADA PELO ESPÍRITO FALA DE MODO QUE TODOS ENTENDEM. A LINGUAGEM QUE TODOS ENTENDEM É A DO AMOR COM SABOR DIVINO. QUEM DESCOBRE A CAPACIDADE DO AMOR GRATUITO, NEM PRECISA DE PALAVRAS: BASTA AMAR E TODO O RESTO ACONTECE NATURALMENTE. ISTO É, FALAR A LINGUAGEM DO AMOR DIVINO SIGNIFICA ESFORÇAR-SE POR PROMOVER, QUER BEM, PERDOAR E SER SEMPRE QUERIDO E TERNO NAS RELAÇÕES HUMANAS.
  • A PRESENÇA DO ESPÍRITO, PROMETIDO POR JESUS, TORNA A COMUNIDADE ACOLHEDORA E RECONCILIADORA. UMA COMUNIDADE QUE NÃO DÁ ESPAÇO PARA A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO TORNA-SE ESTÉRIL, FECHADA E INCAPAZ DE ACOLHER, AMAR O DIFERENTE E MUITO MENOS PERDOAR. A COMUNIDADE QUE ACOLHE OS DONS DO ESPÍRITO DO SENHOR, NÃO É MERA INSTITUIÇÃO ENGESSADA EM NORMAS, REGIMENTOS, FUNÇÕES E CARGOS, MAS SE GASTA, CONSOME-SE POR AMAR AS PESSOAS COM O AMOR PROPOSTO PELO PRÓPRIO CRISTO SENHOR.
  • ONDE NÃO TEM PERDÃO, ONDE NÃO SE PROCURA ACOLHER O OUTRO, NÃO TEM PENTECOSTES, NÃO TEM O ESPÍRITO SANTO.
  • ONDE UMA COMUNIDADE, QUER E DESEJA UM ASSESSOR, UM PADRE DIRETOR ESPIRITUAL: TENHO DIFICULDADE DE ENCONTRAR ESSE PADRE DEVIDO A DIVISÃO DOS MEMBROS.
  • ONDE HÁ DIVISÃO, EXCLUÍMOS O ESPÍRITO DE DEUS.
  • OS DONS RECEBIDOS DO ESPÍRITO SÃO PARA A EDIFICAÇÃO DA COMUNIDADE. NÃO POUCAS VEZES TENTAMOS APROPRIAR-NOS DO ESPÍRITO SANTO OU CONSIDERAR-NOS PLENOS DE TODOS OS DONS. SABEMOS QUE O PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO SOPRA ONDE QUER. NEM TODOS SOMOS PORTADORES DE TODOS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO. CADA UM RECEBE OS DONS DE ACORDO COM AS SUAS QUALIDADES QUE COLOCADOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE, É QUE A EDIFICAM E NÃO SACRIFICAM, COMO MUITAS VEZES ACONTECE. HÁ FREQUENTEMENTE PESSOAS NAS COMUNIDADES, QUE SE SENTEM INSUBSTITUÍVEIS, OU AINDA AQUELAS QUE PENSAM QUE SEM ELAS A COMUNIDADE NÃO SOBREVIVERÁ. UNS QUEREM FAZER TUDO, OUTROS SE COMPROMETEM MUITO POUCO, O QUE EMPOBRECE A IGREJA. CADA UM DEVE SABER O QUE FAZ MELHOR E ENRIQUECER A COMUNIDADE, CONSUMINDO-SE POR ELA, GRATUITAMENTE.
  • A AÇÃO DO ESPÍRITO MANIFESTA NO MUNDO A SALVAÇÃO DE DEUS, DESTINADA A TODO SER HUMANO. O ESPÍRITO NOS FORTALECE E ANIMA A FORMAR COMUNIDADES COMPROMETIDAS EM VIVER A UNIDADE NA DIVERSIDADE. ELE NOS CONDUZ A PERMANECER EM COMUNHÃO COM O SENHOR RESSUSCITADO, DEIXANDO-NOS ENVOLVER PELA PRESENÇA DE AMOR E VIDA NOVA.
  • O ESPÍRITO DO SENHOR NOS LIBERTA DE TODAS AS FORMAS DE OPRESSÕES, DE PECADO, PARA VIVERMOS FRATERNALMENTE COMO IRMÃOS E IRMÃS. COMO OS DISCÍPULOS, O ESPÍRITO NOS PLENIFICA DA PRESENÇA DE DEUS, CAPACITANDO-NOS PARA SERMOS ANUNCIADORES DA BOA NOVA DE JESUS. O ESPÍRITO AGE EM NÓS E EM TODA A CRIAÇÃO, QUE GEME EM DORES DE PARTO (RM 8,22), AGUARDANDO A MANIFESTAÇÃO PLENA DA SALVAÇÃO.
  • RENASCIDOS PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO, NOS TORNAMOS COMUNIDADE DE FÉ, PRESENÇA E PROLONGAMENTO DO CRISTO RESSUSCITADO NA REALIDADE BEM CONCRETA, SOBRETUDO LÁ ONDE SE FAZ MAIS NECESSÁRIO, POIS ASSIM COMO EM JESUS, O ESPÍRITO É DERRAMADO SOBRE NÓS E NOS ENVIA PARA ANUNCIAR A BOA-NOVA AOS POBRES; PARA PROCLAMAR A LIBERDADE AOS CATIVOS E AOS CEGOS A RECUPERAÇÃO DA VISTA; PARA LIBERTAR OS OPRIMIDOS E PARA PROCLAMAR UM ANO DA GRAÇA DO SENHOR.
  • QUE NESTA SOLENIDADE DE PENTECOSTES SE CUMPRA EM NÓS ESTA PALAVRA DAS ESCRITURAS E NOS FAÇA MISSIONÁRIOS SEM-FRONTEIRAS.
  • HOJE, CONCLUÍMOS A SEMANA DA UNIDADE. UM GESTO BONITO FOI A VISITA DO BISPO E DOS PADRES DE NOSSA CIDADE, QUINTA-FEIRA À TARDE NO HOSPITAL SÃO JOSÉ: CONSEQUÊNCIA DESSA VISITA, QUEREMOS PEDIR A CADA DIOCESANO: “VAMOS ABRAÇAR O HOSPITAL SÃO JOSÉ”.
  • NOSSA CIDADE NÃO TEM CONHECIMENTO DO QUE ESTÁ SENDO FEITO NO HOSPITAL PELOS VICENTINOS E PELOS VOLUNTÁRIOS. CENTAVOS LÁ SÃO VALORIZADOS, VINDO DE PESSOAS SIMPLES.
  • O QUE PEDIMOS: “AMÉM O HOSPITAL SÃO JOSÉ. É LÁ QUE OS POBRES SÃO ACOLHIDOS;
  • É LÁ QUE O CRISTO É ACOLHIDO: “ESTIVE ENFERMO, VOCÊ ME CUIDOU, ME VISITOU”;
  • NESTE ANO MARIANO, QUE A VIRGEM NEGRA DE APARECIDA RAINHA E MÃE DO BRASIL, NOSSA MÃE, NOS ABENÇOE E NOS PROTEJA. SEM O ESPÍRITO SANTO NÃO HÁ IGREJA, QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS SEJA A FORÇA DE NOSSA DIOCESE.


Ituiutaba-MG,04 de junho de 2017
Solenidade de Pentecostes.


Dom Frei Irineu Andreassa - OFM
Bispo Diocesano de Ituiutaba-MG




PENTECOSTES - 2017 - Forania São José