MENU

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL/CURSO DE TEOLOGIA


    No início do mês de maio, a equipe da Escola de Formação de Agentes de Pastoral ou Curso de Teologia para o nosso laicato reuniu-se para a conclusão do projeto de formação permanente para os agentes de pastoral em nossa Diocese, a partir das solicitações principalmente da última Assembleia Diocesana de Pastoral, Reunião Geral do Clero (retiro/2013) e das propostas apresentadas pelos leigos representantes das várias pastorais. A Coordenadoria Diocesana de Pastoral, reunida na Cúria Diocesana aprovou o projeto de formação dos leigos, a partir dos anseios suscitados pelos Padres e Leigos da Diocese. Em seguida passou a ser divulgado para ser concretizado. No Encontro com os novos Padres de ordenação (zero a dois anos em 2013)  o Bispo pediu muito empenho e disponibilidade, bem como a indicação de nomes para compor a equipe de coordenação.
    O Conselho Diocesano de Pastoral aprovou, em sua reunião (2014) o processo de continuidade da última Assembleia de Pastoral da Diocese de Ituiutaba que contará com Assembleias a serem realizadas, durante este ano, em nível paroquial no segundo semestre, partindo do diagnóstico realizado com as Paróquias e do Documento nº 100 da CNBB - ‘‘Paróquia: Comunidade de Comunidades’’ e, em nível de Forania em 2015, culminando com  a Assembleia Diocesana de Pastoral.
    Trata-se de um processo de planejamento pastoral participativo, baseado nas Diretrizes pastorais da CNBB, como resposta ao apelo da V Conferência de Aparecida e buscando uma Nova Evangelização, no ardor, nas expressões e nos métodos.
    O trabalho está começando a ser implantado nos setores de Ituiutaba e Iturama, com a colaboração generosa de muitos Padres que estão assumindo o trabalho de coordenar e assessorar o Curso de Teologia proposto. As fichas de inscrição foram enviadas 10 por Paróquias e já foram recolhidas e aquelas que não utilizaram de todas as vagas, estas foram repassadas àquelas solicitantes de maior número.
    Este trabalho precisa contar com o apoio e a colaboração efetiva de todos e, desde já, agradecemos os colaboradores e pedimos a todos os Padres orações e apoio a este trabalho tão importante e urgente na Igreja.
    O primeiro encontro para o Setor de Ituiutaba será no dia 07 de agosto no Santuário Nossa Senhora da Abadia, para as Paróquias das Foranias São José (Ituiutaba), Nossa Senhora das Vitórias (Santa Vitória, Gurinhatã e Chaveslândia) e Cristo Rei e Nossa Senhora do Carmo (Centralina, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada e Ipiaçu).
    No setor de Iturama, será no Santuário Nossa Senhora de Fátima, marcado para o dia 14 de agosto para as Paróquias das Foranias de Nossa Senhora de Fátima (Iturama e Alexandrita), São Francisco de Sales (São Francisco de Sales, Itapagipe, Campina Verde e Honorópolis) e Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião (Carneirinho, São Sebastião do Pontal, Estrela da Barra, Limeira do Oeste e União de Minas).
Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário