quinta-feira, 29 de junho de 2023

CNBB É CONVIDADA PELO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO A ADERIR AO PACTO NACIONAL PELA CONSCIÊNCIA VACINAL


O bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 28 de julho, o representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão da Saúde do MP, Jayme Martins de Oliveira  Neto, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, e o membro auxiliar da Comissão de Saúde no CNMP, o promotor de Justiça do Distrito Federal, Jairo Bisol.

O grupo convidou a CNBB para aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, idealizado e coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, e lançado em 30 de novembro de 2022.

A iniciativa tem como objetivo incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e entidades envolvidas com a promoção da saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil. O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, irá encaminhar a solicitação à presidência.

“A adesão da CNBB para nós é fundamental, importantíssima, pela autoridade moral, pelo que a igreja representa e pela capilaridade que ela tem de levar essa consciência da importância de se observar o Plano Nacional de Imunização e o calendário de vacinas que são vacinas tradicionais, vacinas antigas como a poliomielite, o sarampo, por exemplo, cujos índices de vacinação baixaram muito nos últimos 10 anos”, disse o conselheiro Jayme.

O presidente da Comissão de Saúde destacou o esforço da campanha para elevar os índices de vacinação no Brasil e explicou que o motivo da visita foi buscar o apoio da CNBB à essa causa nobre já que o foco da campanha é conscientizar a população sobre a importância das vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), que são oferecidas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cujos índices de cobertura vêm caindo muito no Brasil.

“A vacinação também é um ato de amor”

Para o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o Ministério Público tem feito um trabalho muito importante e diferenciado no protagonismo pela vacinação com esse projeto sobre consciência da vacinação no nível nacional. Segundo Dom Ricardo, muitos estados e municípios não têm alcançado o índice que seria o ideal de cobertura da vacinação básica de doenças que estavam, inclusive, já superadas no país e agora estão retornando.

“Essa é uma causa nobre. Entendemos que a CNBB, através dos seus regionais e das dioceses, pode somar-se a esse trabalho. Quando levamos a consciência da saúde integral da pessoa humana, estamos levando o Evangelho também. Jesus veio e disse: ‘eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância’. Portanto, vamos cuidar dessa vida que nos foi dada”, disse.

Dom Ricardo acredita que a vacina deve chegar a toda população, principalmente, às famílias que têm suas crianças e aquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “É mais do que uma causa nobre, é um dever moral, como diz o Papa Francisco. A vacinação também é um ato de amor”, reforçou.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, ressaltou a importância da adesão da CNBB já que a instituição tem muita força no sentido de dialogar com as comunidades locais, autoridades, em especial as da saúde, para que se empenhem neste movimento de superação da baixa cobertura vacinal em todo o país.

“Não é possível que, em pleno ano de 2023, o Brasil volte a correr risco de ter introduzido aqui no nosso território doenças já erradicadas, como exemplo o vírus da Poliomielite. A igreja, como um ator com muita credibilidade perante a sociedade, pode colaborar, e muito, aderindo a esse projeto do CNMP que vai trazer como fortaleza o convencimento da sociedade para poder fazer essa reversão. A necessidade, portanto, eu penso que esse caminho está na conscientização mais forte dos cidadãos de bem nesse país”, disse.

Mobilização

O CNMP, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), disponibiliza uma revista em quadrinhos voltada à conscientização do aumento da cobertura vacinal do PNI. No gibi, os personagens Dona Graça, Brígida, Alex, Bete, Otávio, Pedrinho, Margareth e Ivan falam sobre a necessidade de desmentir notícias falsas, conhecidas como fake News, sobre as vacinas. Além disso também tem um jingle da campanha.



Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

O pacto sela a união de esforços de diversos órgãos no compromisso de desenvolver ações para conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no PNI. A iniciativa é coordenada pela Presidência e pela Comissão da Saúde (CES) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e foi lançada em 30 de novembro de 2022.

As ações são desenvolvidas por meio do estímulo à atuação dialogada e proativa de todos os órgãos e entidades participantes e por amplas campanhas de comunicação social para buscar a adesão da população ao PNI, como resultado da conscientização da importância, da segurança e da eficácia das vacinas, bem como dos riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no país.

Veja a página do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Clique aqui para ver o documento 

FONTE E ILUSTRAÇÃO: CNBB e CNMP

Saiba mais:

Ministra da Saúde pede apoio da CNBB na mobilização de todo o Brasil para retomada das altas coberturas vacinais – CNBB