quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PAPA BENTO XVI PROCLAMA O ANO DA FÉ

CARTA APOSTÓLICA
SOB FORMA DE MOTU PROPRIO

PORTA FIDEI
DO SUMO PONTÍFICE
BENTO XVI 

COM A QUAL SE PROCLAMA O ANO DA FÉ

1. A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Batismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo 17, 22). Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor. clique aqui para ler a Carta Apostólica, por inteiro.

CAMINHADA EM 2012

Já estamos no ano de 2012. Com as luzes da fé, do entusiasmo e da esperança em tempos novos, com o Príncipe da Paz.
O tempo de Natal revelou-nos a ternura de Deus, nosso Pai e ajudou-nos a compreender a dignidade de todo ser humano. Pois, ao assumir nossa condição humana, Jesus nos elevou à dignidade de filhos e de filhas do Pai que tanto ama a humanidade.
Com a festa da Epifania, a manifestação do Salvador à família das nações o ciclo do Natal atinge seu ponto alto. Com os magos, isto é, com todos os povos adoramos a Jesus como Salvador e Filhos de Deus.
Por isso exortamos nossos Assessores ou Animadores Diocesanos de Pastoral, o tempo de espera passou, queremos ver as equipes montadas e as Pastorais em ritmo de Igreja, o que definiremos na Reunião Geral do Clero em fevereiro.
Também os Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP) e Conselhos de Assuntos Econômico Paroquial (CAEP), após longa espera serão apresentados nas Foranias.
Não podemos perder o foco central de nossa Diocese que caminha em direção à sua 6ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em pleno andamento, iniciada com a presença do Bispo Diocesano, 34 Padres, 4 seminaristas do Propedêutico, representantes das Religiosas e mais de 100 leigos entre monitores e assessores, iniciando no dia 15 de novembro de 2011, os passos a serem seguidos até o dia 15 de novembro de 2012, no trigésimo ano de criação da Diocese de Ituiutaba.