sexta-feira, 14 de maio de 2010

DOM FRANCISCO TERÁ AUDIÊNCIA COM O PAPA BENTO XVI

O Papa Bento XVI receberá em visita "Ad Limina" os arcebispos e bispos do Regional Leste II da CNBB, formado pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo 8 arcebispos e  26 bispos, portanto 34 membros. Esta visita, chamada "Ad Limina Apostolorum", acontece a cada cinco anos. Os bispos de cada país devem se apresentar ao Papa para uma visita de cortesia e de prestação de contas.
Como o nosso país é grande, foi divida a visita por regiões. Começou em setembro de 2009 e se estenderá até novembro de 2010.
Na programação,  consta uma visita aos  túmulos de  São Pedro e São Paulo, daí o  termo       "Ad Limina Apostolorum"; reuniões com as Congregações e Conselhos da Cúria Romana (cada uma delas dirigida por um Cardeal e seus assessores) cujo assunto principal versa saber o Relatório Quinquenal, enviado no ano anterior, com dados das atividades pastorais dos padres, religiosos(as) leigos(as); e como está a vida sacramental, pastoral e outras informações de como e quando a Diocese foi criada, de como cresceu, quantas paróquias existem, quantos padres e seminaristas. Quantas e quais pastorais, quantos líderes engajados, onde fica a Diocese, através do mapa geográfico.
Tudo isso é muito importante, mas o ponto alto será o encontro pessoal com o Papa Bento XVI, individualmente, no dia 21 de junho, além do encontro coletivo.
Depois desse encontro, a Santa Sé mandará um relatório do que julga oportuno de marcar como elemento de reflexão para o Bispo Diocesano: se há pontos negativos ou a corrigir e também uma palavra de estímulo daquilo que foi destaque.