quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ao Clero, Religiosas, Seminaristas e Leigos(as) de nossa querida Diocese de Ituiutaba.

                                                                                               Ituiutaba – MG, 02 de outubro de 2015

    Após a notícia amplamente divulgada pela televisão, rádio, jornal, internet e outros meios confirmou-se o desejo do Papa Francisco, através da publicação no Jornal “L'Osservatore Romano” do dia 30 de setembro de 2015.
    A notícia dizia que o Papa Francisco, acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo Excelentíssimo Dom Irineu Danelon, SDB em conformidade com o cân. 401 § 1 do Código de Direito Canônico, isto é, completou 75 anos de idade, o tempo limite para estar à frente de cargo de governo na Igreja, nomeou o Excelentíssimo Dom Francisco Carlos da Silva – 8º Bispo da Diocese de Lins-SP, transferindo-o de 3º Bispo da Diocese de Ituiutaba-MG.
    Com a nomeação e em função do cânon 418 § 2 do Código de Direito Canônico, passei a partir da publicação a reger a Diocese de Ituiutaba na função de Administrador até a tomada de posse em Lins-SP, então o Colégio de Consultores, após aquela data, elegerá o novo Administrador Diocesano que permanecerá à frente da Diocese até a escolha do novo Bispo pelo Papa Francisco. O Administrador Diocesano na Sede vacante deverá cumprir as exigências canônicas em caráter temporário, mantendo em harmonia o governo diocesano e, durante a Sede vacante, não se faça qualquer inovação, pois irá governar “ad interim” a Diocese.
    Conclamo todos a permanecerem unidos na oração, nos trabalhos pastorais e zelo pelas coisas de Deus.
    Minhas últimas atividades à frente da Diocese de Ituiutaba será presidir a VII Assembleia Diocesana de Pastoral e apresentar os frutos colhidos na sua elaboração em todos os níveis durante 2 anos de preparação, o tão sonhado 3º Plano Diocesano de Pastoral, no auditório da Cúria Diocesana, no dia 14 de novembro às 9h. No dia 18 o encerramento da Visita Peregrina de Nossa Senhora Aparecida à Diocese em solene despedida da imagem e do Bispo na Catedral São José e, finalmente no dia 20 de novembro, em transmissão ao vivo pelas TVs Aparecida e Rede Vida de Televisão a entrega da tão querida imagem, que tantos benefícios despertou na vida de tantos fiéis.
    Quanto ao governo diocesano cessará no dia 27 de novembro, após a posse, então entrará em cena o Colégio de Consultores. Até então os compromissos por mim assumidos continuam em pé.
Grato a todos
                                         Dom Francisco Carlos da Silva
                                                Bispo eleito de Lins-SP
                                                 Adm. de Ituiutaba-MG

Saudação a Dom Francisco Carlos da Silva

Natural de Tabatinga, no interior de São Paulo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga mensagem de saudação a dom Francisco Carlos da Silva, nomeado na quarta-feira, 30, pelo papa Francisco, como bispo da diocese de Lins (SP). O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, desejando que a “nova missão à frente da diocese de Lins seja abençoada e produza os melhores frutos de uma Igreja missionária e misericordiosa”
Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:
Saudação a Dom Francisco Carlos da Silva
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe, com alegria, a nomeação de Dom Francisco Carlos da Silva como Bispo Lins – SP, anunciada hoje, 30 de setembro, pelo Papa Francisco que o transferiu da diocese de Ituiutaba (MG). 
Natural de Tabatinga, no interior de São Paulo, foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982, e bispo, em 2007. Seu lema episcopal é: “Ide para a vinha”. 
A CNBB agradece a Dom Francisco pelos trabalhos prestados à Diocese de Ituiutaba e pede a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que sua nova missão à frente da diocese de Lins seja abençoada e produza os melhores frutos de uma Igreja missionária e misericordiosa.
Servimo-nos desta ocasião, para mais uma vez abraçarmos este nosso irmão que completa, hoje, mais um ano de vida. 
Votos de muita paz e saúde!
Com preces,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB