quinta-feira, 14 de abril de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL LANÇA PROPOSTAS PARA A VI ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL

Segundo a programação anual da Diocese, esteve reunido o Conselho Diocesano Pastoral Senhor Bispo diocesano, coordenador diocesano de pastoral com a comissão diocesana de pastoral, vigários forâneos e articuladores de comissões diocesanas, segunda-feira, três de Abril deste ano.
O assunto principal da reunião foi a VI Assembléia Diocesana de Pastoral a ser realizada. Diante de algumas questões apresentadas pelo coordenador diocesano de pastoral, o conselho apresentou algumas questões relativas à avaliação da V assembléia, expectativas quanto à VI, alguns indicadores para definir o objetivo geral e algumas observações referentes à metodologia a ser empregada.
1)- Avaliação: segundo alguns relatos, a V assembléia teve muitas propostas e pouca ação; pouco envolvimento por parte das pessoas e falta de troca de experiências para se alcançar esse objetivo. Além disso, constatou-se falta de preparação nas bases.
2)- Expectativa para a VI: que seja mais prática, de forma lenta e objetivos bem definidos, estabelecer prioridades pastorais independentemente de comissões; esperam por algo concreto; desejo de conhecer a partir da realidade; superar resistências e medos de ser mais planos no papel. Não tirar o foco da missão.
3)- Objetivo geral: não tirar o foco da missão (pensar a missão continental); rever os modelos de paróquias; pensar a vida econômica da diocese; trabalhar o “ser” do padre (motivação sacerdotal); retomar o documento 03 da diocese instrumento de trabalho para a pastoral diocesana como base, procurando definir trabalhos práticos do documento, isto é, definir plano de ação para os trabalhos das comissões; estabelecer uma equipe para desenvolver o projeto SINE proposto na V assembléia. Unir as propostas da diocese com as DGAE.
4)- Metodologia: o conselho pensou em fazer um caminho ascendente e descendente, ou seja, realizar assembléias nas instancias básicas: comunidades, paróquias e foranias até culminar na assembléia diocesana em setembro de 2012 quando a diocese completa 30 anos. A data pensada a princípio (15 de novembro de 2011) será usada para uma sessão da VI assembléia. Esse tempo, considerado tempo de preparação e/ou caminho ascendente será acompanhado de material próprio, elaborado por equipes próprias e deliberado pelo bispo diocesano e conselho de pastoral. A partir da VI assembléia, em setembro de 2012 a diocese produziria material próprios para levar formação e capacitação para as bases atendendo as decisões e apelos contemplados na mesma.
Quero lembrar a todos que estamos diante de propostas que representam indicadores para a assembléia, não significa que será literalmente como esse esboço; estamos diante de um anteprojeto que será estudado pelas instâncias próprias e apresentado a seu tempo.Clique aqui para ver a galeria, das fotos da reunião.


Pe. Geraldo Simeão
Vigário Episcopal para Pastoral
Coordenador diocesano de pastoral.

VISITA PASTORAL A CARNEIRINHO

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião de Carneirinho vivênciou nos dias 24 a 27 de março a visita pastoral organizada pelo pároco Pe. Wander Pádua (Pe. Juninho) e a comunidade.Dom Francisco Carlos da Silva chegou a Carneirinho por volta das 17h de quinta-feira dia 24 acompanhado do Diácono Thadeu D’Ambrósio, festivamente acolhido pelo pároco, prefeita Dalva e demais autoridades, representantes dos seguimentos paroquiais, pelo Pe. Tim, pároco de Limeira do Oeste, religiosas Josefinas de São Sebastião do Pontal e demais representatividades e muita queima de fogos. Dirigiram-se para a Capela do Santíssimo para a oração do ofício e às 19h missa de abertura da visita pastoral, contando também com a participação do Pe. Walter Teodoro, pároco de União de Minas.
Na sexta-feira, às 5 horas da manhã participação na procissão da penitência, visitas às diversas instituições como Escolas nos três períodos, sindicato, creche, artesãos, prefeitura, destacamento da Polícia Militar, ambulatório, rádio e outras..., encerrando com a missa e unção dos enfermos na Matriz.
No Sábado visitas a oito comunidades rurais e numa delas, celebração eucarística. No Domingo de manhã missa na Igreja São José Operário e encontro com os adolescentes, almoço com os ministros extraordinários da comunhão eucarística, visto nos livros paroquiais, reunião com CAEP e CPP e às 19h missa de encerramento da visita pastoral, seguida da bênção inaugural do agora ‘’Centro de Pastoral João Paulo II’’.
O Bispo agradeceu a acolhida, o trabalho do pároco e a integração de tantas pastorais, associações e grupos paroquiais.