segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE FLÁVIO ALVES FERREIRA


DIOCESE EM FESTA

O Santo Padre, o Papa Francisco nomeou o Monsenhor João Gilberto de Moura no último dia 03 de julho como Bispo Diocesano de Jardim-MS. Até o momento é Pároco da Catedral e  Vigário Geral da Diocese.
Mons. João Gilberto nasceu em Ituiutaba-MG, no dia 21 de novembro de 1963, filho do casal João Marques de Moura (I.M) e de Maria Marlene de Moura. Tem uma vasta experiência, passou por paróquias atuou no Seminário, na Câmara Eclesiástica, Chancelaria, Economato, Cúria e membro de vários Conselhos, tendo sido Vigário Geral e Administrador Diocesano.
Agradecemos ao Santo Padre o Papa Francisco por ter chamado um membro do  nosso presbitério para integrar o episcopado, como sucessor dos Apóstolos.
Bendizemos a Deus e pedimos por este nosso irmão que aceitou com o coração aberto essa missão de Pastor da Diocese de Jardim-MS e aguardamos o dia 06 de setembro data da Ordenação Episcopal e o dia 29 de setembro da tomada de posse naquela Diocese sul-matogrossense, rezando e preparando-nos intensamente.
A Paróquia da Catedral através do laicato e a Diocese com o Clero e Seminaristas organizando a celebração e acolhida dos Arcebispos, Bispos, Padres, Diáconos, Religiosas, Seminaristas e Representações das Comunidades, Lideranças e de todo o Povo de Deus. As autoridades civis e militares estarão irmanadas nesse momento especial e de fé em nossa cidade episcopal de Ituiutaba. Que ele seja abençoado, iluminado por Deus e sempre conduzido pela ação do Espírito Santo.

Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano

AGENDA

01/06 - Pastoral da Saúde - Dom Francisco participou da reunião com a Equipe da Paróquia Catedral no Salão João Paulo II, às 15h.
02/06 - Pastoral Familiar - O Bispo esteve no encontro de Formação nas novas dependências da paróquia São Benedito, às 9h30.
02/06 - Vigília - ANO DA FÉ - Atendendo a solicitação do Papa Francisco, na Catedral São José realizou-se às 16h a Vigília com a presença do Bispo Diocesano.
03 a 05/06 - Assembleia Regional  Leste II - O Bispo Diocesano e o Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Geraldo Simeão de Souza cordeiro, participou com os representantes das Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo desse evento, em Belo Horizonte, reafirmando a necessidade da renovação das Paróquias.
06/06 - ECC - O Bispo esteve presente na reunião geral em vista do 26º ECC em Ituiutaba, na reta final de sua realização.
06/06 - Visitas - Percorreu os novos Bairros que crescem na cidade de Ituiutaba.
07/06 - Campina Verde - Participou da Missa comemorativa aos natalícios dos sacerdotes Pe. João Donizete e Pe. Paulo José.
08/06 - Centro Social Leão XIII - Participação na Missa, posse da Diretoria e Almoço.
11/06 - Conselho Diocesano de Pastoral - às 9h com a presença do Bispo, 15 padres assessores-Vigários Forâneos, 1 Diácono, 1 Religiosa e 8 Leigos ligados à coordenação diocesana de pastoral acompanharam a explanação do pe. Ricardo, da Arquidiocese de Uberaba a respeito do funcionamento do Conselho e encaminhamentos para um Plano de Pastoral.
11/06 - Conselho de Presbíteros - às 13h presidido pelo Bispo e com a participação de 8 padres (2 ausentes: enfermidade e viagem), reuniu-se nas dependências da Cúria Diocesana para tratar de assuntos do Ministério dos Presbíteros.
11/06 - Canaã - às 16h visita ao Bairro em busaca e localização de um terreno para atividades religiosas e sociais. O Bispo estava acompanhado pelo Pe. Luiz Fabiano, Pe. Eduardo Reis e Leonardo Rafael. Também as senhoras Sônia Correia do Carmo e Celina Derze e o sr. Carlos Novaes.
15/06 - Seminaristas - almoço de confraternização na paróquia São Francisco de Assis com todos os seminaristas, Pe. Fabiano, Pe. Marisvaldo, Pe. Simeão, Diác. Bruno e outros sacerdotes.
15/06 - Ordenação Presbiteral - Dom Francisco ordenou presbítero o agora Pe. Bruno Lucas de Andrade Morais, com a participação de inúmeros padres, seminaristas, religiosas, bem como de familiares do novo Padre e caravanas das Comunidades por onde passou. A celebração e acolhida foi na Paróquia de São Francisco de Assis em Ituiutaba. 
16/06 - Fazendinha - Às 9h o bispo presidiu a eucaristia na Fazendinha, onde 3 integrantes concluíram uma etapa formativa. Além dos dirigentes voluntários, colaboradores e familiares, os internos estavam muito felizes.
22/06 - Loteamento - O Bispo visitou o lançamento do novo loteamento Baduy, onde a Mitra Diocesana ganhou um terreno.
22/06 - ECC - Mensagem aos casais cursistas durante o 26º ECC no auditório da Cúria.
23/06 - Posse do Arcebispo - Na manhã do Domingo, acompanhado pelo Diácono Flávio, o Bispo Diocesano participou da posse do novo Arcebispo de Ribeirão Preto-SP, onde estudam nossos seminaristas, na pessoa de Dom Moacir Silva.
24/06 - Paróquia São João Batista - Celebração Eucarística, na festa do Padroeiro São João Batista, onde o Bispo concelebrou com o Pe. Eduardo Reis e Pe. Bruno Lucas e, em seguida a parte social da festa no Salão dos Vicentinos.
25/06 - Pe. Cunha - Acompanhado pelo Mons. João Gilberto de Moura o Bispo visitou o Pe. Luiz Ribeiro da Cunha - Pároco de Estrela da Barra em Uberlândia na casa do Pe. Marcelo Augelo, onde recupera-se da terceira cirurgia no joelho, no período de um ano.
26/06 - Pós-Encontro - Juntamente com o Mons. João Gilberto - Diretor Espiritual do ECC, o Bispo participou desse momento com os casais participantes do 26º ECC, bem como com o grupo de casais dirigentes.
27/06 - Quase-Paróquia - Atendendo a solicitação do Pe. Geraldo Simeão de Souza Cordeiro da criação de uma Área Pastoral no Bairro Novo Tempo II, onde encontra-se a Capela Nossa Senhora das Graças e, após conversar com o Pe. João Clemente sobre o Bairro Novo Tempo I para integrar a futura Paróquia, incluindo a Capela da Divina Misericórdia, visitou os locais com o Pe. Eurípedes Júnior, onde encontraram-se com o Pe. Simeão.
28/06 - Crisma e 1ª Eucaristia - Presidiu na Catedral concelebração com o Mons. João Gilberto, onde foram confirmados 25 fiéis, dos quais 15 também receberam a 1ª Eucaristia.
29 e 30/06 - Pastoral da Sobriedade - Dom Francisco enviou duas senhoras a participarem da capacitação da Pastoral da Sobriedade em Belo Horizonte.
Atendimento durante o mês na Cúria: 21 Padres (alguns mais de uma vez) e 15 Leigos. Acolheu 12 seminaristas.
Celebrações na Catedral durante o mês.