sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MARIA MÃE DE JESUS

O Brasil Católico vive a cada ano com intensa alegria a solenidade do mês de outubro, quando celebramos a Padroeira do Brasil a querida Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A preparação da comunidade através da Novena, a procissão e agora a Santa Missa na qual estamos participando com alegria e fé, com esperança e confiantes, com nossas súplicas e agradecimentos, ela entende pois é Mãe e nos conduz a Deus.
Celebrar essa solenidade nos leva a compreender a devoção mariana: de um lado, venerar Maria por quele papel maternal que exerceu na obra da Salvação e com que Deus nos premiou, isto é, através de sua intercessão constante; de outro imitá-la no hoje da vida como exemplo de discípula e missionária, comprometida com o Reino de Deus.
‘‘Na Virgem Maria, de fato, tudo é relativo a Cristo e depende d’Ele: foi em visita d’Ele que Deus Pai; desde toda a eternidade , a escolheu Mãe toda santa, e a plenificou com dons do Espírito a ninguém mais concedidos.
O culto a Maria contribui para aumentar o culto devido ao mesmo Cristo, porque, segundo o sentir perene da Igreja, reforçado autorizadamente nos nossos dias (LG 66), é referido ao Senhor aquilo com que se procura agradar a Serva; desse modo, redunda em prol do Filho aquilo mesmo que é devido à mãe... De tal sorte, transfere-se para o Rei aquela honra que, em humilde tributo, se presta à Rainha’’, nos adverte o Papa Paulo VI na exortação Marialis Cultus.
Celebrando Nossa Senhora Aparecida, tão querida ao nosso povo, que se identifica com a origem de sua devoção somos convidados a reafirmar nossa fé total no aspecto salvífico da vida de Cristo. Maria é uma seta luminosa a nos convidar para o caminho de Jesus.
Um coração materno é coração que acolhe a todos, indistintamente, é reanimar a nossa caminhada pela confiança em Deus, onde está a nossa esperança. ‘‘A Jesus por Maria’’, ensinava uma bela jaculatória da nossa infância.
Sejamos todos propagadores desse amor de Deus que nos quer reunir todos no redil da verdade, onde beberemos da fonte inesgotável de sua paz e serenidade, verdadeira felicidade.
Neste dia, pedimos a Nossa Senhora Aparecida, que continue abençoando todos os devotos.
Aproxima-se o final do ANO DA FÉ, na solenidade de Cristo Rei, porém, em nossa Diocese faremos o encerramento diocesano no dia 15 de novembro com uma belíssima celebração em nossa Catedral, com a presença das Paróquias e Padres de todos os recantos da Diocese e atendimento individual de confissões, pois todos têm direito ao benefício das Indulgências, e nas Paróquias o encerramento na festa de Cristo Rei.

Salve Maria

Dom Francisco Carlos da Silva
Homilia - Festa da Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro de 2013



REUNIÃO DA COORDENADORIA DIOCESANA DE PASTORAL