terça-feira, 28 de novembro de 2023

Síntese das Dioceses e repercussão do Sínodo são destaque no primeiro dia de trabalho








A Missa com Laudes abriu a manhã de trabalhos desta terça-feira (28). A celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, presidente e arcebispo de Montes Claros (MG); Dom Airton José dos Santos, vice-presidente e arcebispo de Mariana (MG) e Dom Joel Maria dos Santos, secretário e bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).

Na homilia, Dom José Carlos acolheu aos presentes e pediu orações pelo bom êxito de mais uma assembleia. O arcebispo refletiu sobre o regional, que compreende todo o estado Minas Gerais, e sobre o amor de Deus, a partilha do pão e a conivência fraterna. “Nesses dias em que estamos reunidos teremos a oportunidade de ver, escutar e caminhar juntos, tendo Jesus como centro e razão de toda evangelização”, afirmou.

Após esse momento, os 98 participantes se encaminharam para o café da manhã e depois ao auditório para iniciar a primeira sessão de trabalho. No plenário, o assessor Pe. Geraldo Luiz de Mori apresentou uma análise de conjuntura eclesial a partir da síntese do Sínodo que cada diocese fez.

De acordo com o Pe. Geraldo, a etapa da escuta feita nas dioceses suscitou boas expectativas. “Grande parte dos relatórios constitui um material precioso para a organização da pastoral em nível diocesano, que apontam caminhos a serem seguidos”, informou. “As quase 200 páginas que recolhem são de uma riqueza impressionante e seguem aquilo que o Papa Francisco propõe como dinâmica eclesial da ação pastoral: mais que dominar espaços, é preciso inaugurar processos”, acrescentou.

Houve também interação entre a assembleia e o assessor com mediação da presidência do Regional Leste 2.

Programação segue no decorrer do dia

No período da tarde, o plenário seguirá repercutindo sobre o Sínodo. Dessa vez, com uma mesa redonda com a participação dos convidados: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA); Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Cristina dos Anjos, Cáritas Nacional e Pe. Júlio César Evangelista Resende, Pastoral da Educação da CNBB Nacional. A pauta também terá uma apresentação da ACN Brasil – Ajuda à Igreja que sofre, com a presença de Ana Cecília de Oliveira Giorgi Manente, presidente da ACN Brasil e Valter Moises Callegari, diretor Executivo da ACN.

Já a noite, os participantes da assembleia serão divididos em nove grupos com o objetivo de criar mais espaços de interação entre eles. Cada grupo teve um moderador responsável por produzir um material com apontamentos.

Fotos: Assessoria de comunicação da CNBB Leste 2

Fonte: CNBB Regional Leste 2

.