quarta-feira, 20 de junho de 2012

EM TEMPO DE ASSEMBLEIAS

‘‘Toda atividade da Igreja é manifestação de um amor que procura o bem integral do homem’’, proclamou solenemente o Papa Bento XVI, em sua encíclica Deus Caritas est (nº 19).
A solenidade da Santíssima Trindade é sempre baseada em sua essência na experiência comunitária da Solidariedade dos diferentes, no amor e na comunhão. Tudo isso deve suscitar em nós o desejo de construir a sociedade justa e igualitária, espelho da Trindade a melhor comunidade. Nesse clima, várias comunidades, já realizaram a ASSEMBLEIA PAROQUIAL, conforme o cronograma diocesano. Algumas solicitaram outras datas e, neste mês esperamos contar com a boa vontade e, a concretização dessa etapa nas 34 Paróquias, como subsídios para a ASSEMBLEIA  DIOCESANA dia 15 de novembro, em sintonia com o Regional Leste II. 
Também a celebração de ‘‘Corpus Christi’’ em toda a Diocese reafirmando a importância dos fiéis reunidas, que, comungando o Corpo e Sangue de Cristo em cada celebração eucarística, buscam conformar a vida ao Corpo eclesial de Cristo e, a solene procissão que ganhou expressão mundial em 1264, sendo celebrada nas ruas, como desejava o Papa. Nosso povo respeita e celebra com fé a Eucaristia instituída na Igreja, na noite da quinta-feira Santa. 
A Pastoral vocacional Diocesana projetou encontros regionais em Iturama (09/06) e Ituiutaba (16/06), enquanto a coordenação Diocesana do Apostolado da Oração, fez a Romaria a Aparecida (10/06) e, nessa esteira, os participantes do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) realizaram na Paróquia de São Benedito, de Ituiutaba um encontro de formação (03/06). 
Os Bispos do Regional Leste II da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) realizou sua ASSEMBLEIA REGIONAL em Belo Horizonte (11 a 14) com o tema central: ‘‘revitalização das Paróquias e dos Organismos de comunhão’’. 
A Pastoral do Migrante, com ‘‘encontro’’ e a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Capinópolis com ‘‘missão’’ experimentam o mandato do Senhor. 
A Congregação para o Clero e o Setor Ministérios Ordenados da CNBB fizeram veemente apelo do ‘‘Dia de oração pela santificação do clero’’, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus (15/06). 
O setor juventude encerrará o mês com o encontro da Juventude no Centro Diocesano de Pastoral Bento XVI, na Cúria Diocesana, nos dias 29, 30/06 e 01/07. 
Em Roma, na solenidade dos Apóstolos São Pedro e são Paulo o Papa Bento XVI entregará as insígnias arquiepiscopais aos novos Arcebispos provenientes dos cinco continentes, sendo 7 Arcebispos brasileiros e, entre eles Dom Paulo Mendes Peixoto, novo Arcebispo de Uberaba, Provincia Eclesiástica da qual a Diocese de Ituiutaba faz parte. 
Suplicamos as bênçãos de Deus e agradecemos os dons e trabalho em andamento na comemoração do 30º aniversário de criação desta nossa Diocese.

                                       Dom Francisco Carlos da Silva
                                                Bispo Diocesano