sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ANO DA PAZ - 2015

Circular: 23/2014
Ituiutaba - MG, 25 de novembro de 2014
Caros Padres, Religiosas(os), Seminaristas, Consagradas(os) e Povo de Deus.   
ANO DA PAZ
2015
    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sua 52ª Assembleia Geral
aprovou por unanimidade, a realização do ANO DA PAZ, que terá início no primeiro Domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e irá acontecer até o Natal de 2015.
    Em nossa Diocese de Ituiutaba a abertura acontecerá durante a 4ª Jornada Diocesana da Juventude, o DNJ na acolhedora cidade de Carneirinho, na data mencionada.
    Será o ANO DA PAZ, tempo oportuno para uma reflexão ao longo de 2015 sobre todas as dimensões da Paz, evitando o aumento da violência. Os jovens e adolescentes reunidos em grande número para um dia de oração, música, reflexão, diversão e alegria com a mensagem: ‘‘feitos para ser livres, não escravos’’.
    A caminhada é um dos momentos fortes, pois após a Eucaristia, o testemunho que encantará as pessoas que buscam viver e conviver, saindo nas janelas ou varandas de suas casas.
    O Bem viver implica em se construir uma sociedade fundamentada nos sete caminhos para a paz como nos apresenta o Pe. Nelito Dornelas, da CNBB: o primeiro é a paz para trás: com o nosso passado pessoal e coletivo; o segundo é a paz para frentes: com as gerações futuras; o terceiro é a paz para o alto: com a divindade; o quarto é a paz para baixo: com o ambiente onde se vive; o quinto é a paz para a direita: com os vizinhos; o sexto para a esquerda: com a família e o sétimo: para dentro: consigo mesmo.
    O Ano da Paz, ao entrar no debate sobre o Bem viver, poderá contribuir também para transformá-lo em expressão política de uma sociedade do Bem viver para todos e na superação de uma sociedade do viver bem para alguns poucos, causadora da violência.
    Que o Ano da Paz, não permita que nenhum jovem viva em contexto de escravidão, violência e morte. Levem para suas comunidades o desejo de engajamento na transformação...
    O Papa Francisco afirmou: ‘‘Amor, alegria, paz, magnanimidade, benevolência, fidelidade, mansidão, domínio de si. E este é o nosso caminho rumo ao Céu, que tem início no Céu daqui.’’

Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano