quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Assembleia Ampliada do CONSER é concluída com manhã de oração e partilha

O último dia começou com a Missa com Laudes, que foi presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), e concelebrada por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo de Pouso Alegre (MG). Dom Hugo María Van Steekelenburg, O.F.M., bispo emérito de Almenara (MG), esteve presente na Casa de Retiros São José, para acompanhar a programação desta quinta-feira.

Em seguida, os participantes tiveram outro momento de partilha no plenário para a exposição de uma síntese final, elaborada a partir do que foi discutido pelos grupos. Com isso, foi possível identificar ações que já existem e precisam ser potencializadas em nível regional e diocesano, como a formação, as instâncias de comunhão e o processo sinodal.

Também foi identificado as dificuldades que comprometem a caminhada, sendo como principal a dificuldade em escutar. Tornando essencial a melhoraria da capacidade de acolher, acompanhar, discernir e integrar.

A assembleia foi concluída com um momento orante conduzido por Dom José Carlos de Souza Campos, que agradeceu a presença de todos. “Que em paz na proteção de Deus sigamos nossos caminhos, após esses dias de muito trabalho”, finalizou.








Nova coordenação dos coordenadores de Pastoral

Foi informado, durante a última sessão de trabalho, que houve eleição dos padres que assumirão a coordenação dos coordenadores de Pastoral das dioceses. Os eleitos foram:



Coordenador: Pe. Márcio Rodrigo Mota – Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano (MG)










Vice coordenador: Pe. Rogério de Jesus – Diocese de Janaúba (MG)









Secretário: Pe. José Geraldo de Oliveira – Arquidiocese de Mariana (MG)

 



Fotos: Assessoria de comunicação da CNBB Leste 2

Fonte: CNBB Regional Leste 2

.