DIOCESE DE ITUIUTABA - (Dioecesis Ituiutabensis) - A Diocese de Ituiutaba é uma divisão territorial da Igreja Católica no Estado de Minas Gerais. Sua sede é o município de Ituiutaba. Foi criada em 16 de outubro de 1982 pelo Papa São João Paulo II pela Bula Quo Melius, que quer dizer: Quanto Melhor, de 16 de outubro de 1982. A Diocese de Ituiutaba tem uma área de 22.397,8 Km².
quarta-feira, 28 de maio de 2014
quinta-feira, 15 de maio de 2014
quarta-feira, 14 de maio de 2014
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Decretos - Transferências e Nomeações
Decretos
Dom Francisco Carlos da Silva, assinou os seguintes Decretos:
Criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Ituiutaba, até o momento Área Pastoral que fora desmembrada das Paróquias São Pedro e São Paulo e Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Ituiutaba.
Retificação de limites - Altera o limite geográfico entre as Paróquias São Pedro e São Paulo com a Paróquia de Santa Luzia, que cedeu parte de seu território.
Transferências e Nomeações
Pe. Eurípedes Ferreira da Costa Júnior - 1º Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, até então Vigário Paroquial da Área Pastoral homônima.
Pe. Antonio Caixeta de Carvalho - Vigário Paroquial da Sé Catedral, cumulativamente a mesma função nas Paróquias de São João Batista de Cachoeira Dourada e São Pedro e São Paulo de Capinópolis, até então Pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Ituiutaba.
Pe. Cleber Franco Alves Taveira - Pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Ituiutaba, até então Pároco de Santo Antonio de Itapagipe.
Pe. Geraldo Simeão de Souza Cordeiro - Pároco de Santo Antonio de Itapagipe, até então Pároco de São Pedro e São Paulo de Ituiutaba.
Pe. Bruno Lucas de Andrade Morais - Pároco de São Pedro e São Paulo de Ituiutaba, até então Pároco de Nossa Senhora de Fátima de Chaveslândia.
Pe. Flávio Alves Ferreira - Pároco de Nossa Senhora de Fátima de Chaveslândia, até então Pároco de são João Batista de Cachoeira Dourada e Vigário Paroquial da Catedral São José de Ituiutaba.
Pe. William de Ávila Fernandes de Abreu - Pároco de São João Batista de Cachoeira Dourada acumulando com o ofício de Pároco de São Pedro e São Paulo de Capinópolis.
Os Bispos e Maria
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realizará sua 52ª Assembleia Geral nos dia 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida-SP, no Centro de Eventos Pe. Victor coelho de almeida e com as celebrações Eucarísticas diariamente às 7h30 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Para os Bispos do Brasil, concelebrarem na Basílica de Aparecida no mês mariano é uma graça muito grande e, em uma das celebrações com todos os senhores Cardeais, Arcebispos e bispos homenagearemos o novo Santo do Brasil, São José de Anchieta, grande missionário jesuíta do século XVI, chamado o Apóstolo do Brasil.
O Tema central da Assembleia é Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia, seguido por 7 temas prioritários e 10 temas diversos e, destes serão abordados o Sínodo Extraordinário, avaliação e encaminhamento das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2015-2018), a formação dos novos presbíteros (padres) para uma nova Paróquia e, projetos de atualização para os presbíteros.
Além dos plenários, há momentos em que os Bispos reúnem-se por Regionais revendo as realidades de sua Dioceses.
Um momento de Espiritualidade esperado é o Retiro dos Bispos, realizado no final de semana, tendo por tema: Caminhando na Fé e o pregador será Dom Bruno Forte, Arcebispo de Chiete-Vasto, na Itália.
Solicitamos as orações de todos os diocesanos pelo êxito da 52ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, diante da Padroeira do Brasil.
Dom Francisco Carlos da Silva
Bispo Diocesano
segunda-feira, 5 de maio de 2014
domingo, 4 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)